26 de outubro de 2012

Liberdade de pensar e de consciência



O tema desta palestra foi fundamentado em O Livro dos Espíritos, Lei de Liberdade, questões 833 a 842. Explica nossa liberdade especificamente na questão do pensar e da consciência, pois ambas não são a mesma coisa, esta é uma das expressões daquela. Será que é possível ter liberdade total de pensamento? E é possível cercear a consciência? O que dizem os espíritos?

Apresentação realizada em out/2012, no CE Nova Luz, em Jundiaí, SP.

Para ouvir e fazer download, siga o link: 
http://www.andreo.com.br/vania 

Para ouvir: 

» escolha Palestra - Liberdade..> 26-Oct-2012 13:25 e clique nela.

Para download: 
» clique sobre o link com o botão direito do mouse, escolha "salvar link como".

DICA! 
Clique acima das palestras, em "NAME": ordenará por nome.

Abraços!
By Vania Mugnato de Vasconcelos


4 comentários:

  1. Poxa, muito legal, Vania. Aqui sempre se encontra aprendizagem e a felicidade de saber que estás cumprindo a tarefa a ti destinada com muita competência.

    Vanda Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, querida, obrigada pela visita e pelo comentário. Uma vez que sentimos o prazer de ser úteis, nos faz mais bem do que, talvez, faça ao próximo... o amor é uma força que se multiplica quando dividido. Beijo grande!

      Excluir
  2. A base do Espiritismo versa que todo Universo evolui ao infinito,fadado ao destino central monista (todos são e vão ao mesmo lugar) .Então crença de bem e mau absolutos são mera ilusão.Igualmente pra noção de liberdade de consciência,pensamento,expressão,ação,religião...Liberdade é evolutiva e mera ilusão sape,pois tudo e todos estão fadados ao mesmo destino infinto.Isso que ensina os espíritos,uns mais claramente que outros,pois cada grau elevado de espírito confirma cada vez mais essa verdade absoluta (o absoluto é que não há absoluto intrínseco) .Então,é desnecessário lutar por noçôes de bem e mau,e conceitos que se desfazem ao longo do infinito.
    Sou Prof.de Filosofia,estudo os literatos monistas desde a infância (animistas,Allan Kardec até Helena Blavadsk e Alice Bailey) e desafio qualquer espírita,espiritualista,esotérico ou monista ao contrário.Pois,caso discordem,não podem professar o que afirmam.

    ResponderExcluir
  3. Sendo professor de filosofia e conhecendo de religiões, o amigo sabe que os espíritas preferem não discutir nem impor seus conceitos e convicções. Nossa fé nasce da compreensão do que significa o conhecimento espírita e isso é intransferível, cada um precisa chegar sozinho nesse ponto. Quero dizer com isso que embora alguém possa querer aceitar seu desafio, eu não o farei, pois nada há que eu pretenda provar ou impor. Apenas arremato dizendo que seja qual for, se a forma de entender o mundo e Deus torna uma pessoa melhor, que ele continue sendo assim. Paz. Grata pelo comentário

    ResponderExcluir