12 de outubro de 2011

Vegetarianismo


Vegetarianismo é tema que provoca muitas dúvidas, discussões e rejeições inclusive também entre espíritas. Infelizmente parece que o tema "não matar", quando se trata de alimentação, ainda não convenceu.

Esta palestra foi realizada com duas abordagens distintas:

1. Questões de ordem prática e material: o que é vegetarianismo, tipos de vegetarianismo, porque ser vegetariano (pelos animais, pelo planeta, pela saúde), não somos vegetarianos por natureza, vegetarianos famosos, alimentos vegetais substituem os animais, semente da chia, entre outros.

2. Abordagem espiritual: citações de O Livro dos Espíritos e outras obras que foram analisadas de forma a provar que não é mais direito ser carnívoro, por contrariar diversos preceitos espíritas e a consciência espiritual do ser encarnado com a missão de evoluir enquanto contribui com a evolução do mundo.

Apresentamos também, no decorrer da palestra, dois vídeos do Youtube, os quais sugerimos (basta clicar nos links):


Os humanos são naturalmente carnívoros?
Por que ser Vegetariano?


Sugerimos também, aos interessados no tema, que pesquisem na internet procurando por: vegetarianismo, receitas vegetarianas, porque ser vegetariano; procurem imagens, vídeos; há farto material que pode comprovar a necessidade de ser vegetariano e incentivar a pensar no tema até que estejam prontos para abraçar essa causa.


Vale ressaltar que embora não sejam os espíritas necessariamente vegetarianos, uma vez que o Espiritismo faz pensar mas não obriga a nada, sou vegetariana exatamente pela consciência que o Espiritismo me trouxe a respeito da vida e das minhas obrigações para com a existência neste planeta. 


OUÇAM, CONCLUAM, PENSEM A RESPEITO.

Este tema foi apresentado no CE João Batista, aos amigos do Grupo de Pais Paulo Zerbetto, em 09/out/2011.

Para ouvir e fazer download, siga o link: 

Para ouvir: 
» escolha Palestra - Vegetaria..> 12-Oct-2011 06:57 e clique nela. 

Para download:  
» com o botão direito do mouse clique sobre o link e escolha "salvar link como".

Em prol da vida!
Vania Mugnato de Vasconcelos 






Chegou agora? 
Leia nossa apresentação no primeiro post deste blog: 

.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se o slide dessa palestra está disponível.
    Desde já, muito obrigado a todos!
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir, envie-me seu email e posso encaminhar os slides, não disponibilizo na internet porque escolhi fazê-lo somente em voz... grata por seu interesse, abraço.

      Excluir